CERTIDÃO ATUALIZADA: trata-se de uma cópia fotostática, reprodução fiel da matrícula arquivada neste Ofício Imobiliário.

CERTIDÃO DE ÔNUS REAIS (positiva ou negativa): contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há algum ônus que recaia sobre o imóvel, por exemplo, se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, se há uma promessa de compra e venda registrada no imóvel etc. Pode ser negativa – quando não há ônus, ou positiva – quando há ônus. Também é solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras.

CERTIDÃO DE AÇÕES REAIS E PESSOAS REIPERSECUTÓRIAS (positiva ou negativa): contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há alguma ação real ou pessoal que recaia sobre o imóvel. Trata-se de ações judiciais em que uma terceira pessoa alega ter direitos reais sobre o imóvel, ou reivindica para si o imóvel. A certidão pode ser negativa – quando não há ações, ou positiva – quando há ações. Também é solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras.

CERTIDÃO VINTENÁRIA: trata-se de uma certidão narratória ou uma cópia fotostática, igual à certidão atualizada, isso varia, dependendo da procedência da matrícula, nela é descrito todos os acontecimentos ocorridos nos últimos 20 anos no respectivo imóvel, podendo vir com observação de ônus ou de restrição à venda.

CERTIDÃO POSITIVA DE PROPRIEDADE (um imóvel): trata-se de uma certidão narratória, nela é descrito o nome e CPF/MF do(s) proprietário(s), número da matrícula e uma descrição breve do imóvel, podendo ter a informação de vários proprietários na mesma certidão. Essa certidão é pouco solicitada, tendo em vista, que a certidão atualizada é mais completa.

CERTIDÃO POSITIVA DE PROPRIEDADE (mais de um imóvel): trata-se de uma certidão narratória, nela é descrito o nome e CPF/MF do proprietário, número das matrículas e uma descrição breve dos imóveis, podendo ter a informação de vários imóveis na mesma certidão.

CERTIDÃO NEGATIVA DE PROPRIEDADE: trata-se de uma certidão narratória, nela é descrito o nome e CPF/MF do requerente, informando que não existe imóvel registrado em nome desta pessoa neste Ofício Imobiliário, podendo ter imóveis de Alvorada em seu nome, registrados no Ofício Imobiliário de Viamão, dada a época de instalação deste Ofício Imobiliário, ou seja, 21 de novembro de 1976.

CERTIDÃO NEGATIVA DE LOTE: trata-se de uma certidão narratória, nela é descrito a inexistência de um lote em uma respectiva quadra de um loteamento, registrado neste Ofício Imobiliário, podendo este lote estar matriculado no Ofício Imobiliário de Viamão, dada a época de instalação deste Ofício Imobiliário, ou seja, 21 de novembro de 1976.

CERTIDÃO NEGATIVA DE LOTEAMENTO: trata-se de uma certidão narratória, nela é descrito a inexistência de um respectivo loteamento matriculado neste Ofício Imobiliário, podendo o mesmo estar em fase de regularização.

CERTIDÃO DE DOCUMENTO ARQUIVADO: trata-se basicamente de uma cópia autenticada de documentos particulares arquivados neste Ofício Imobiliário.

CERTIDÃO DE USUCAPIÃO: trata-se de uma certidão narratória, nela é descrito a inexistência de um imóvel com as características contidas no requerimento fornecido pelo requerente e planta de localização, posteriormente arquivados neste Ofício Imobiliário.